• Lilian Costa Pinto

Como tudo começou...

Atualizado: Ago 4

Quero contar um pouco da história do Harmonizarte, para você, leitor e praticante, poder ter uma ideia geral de como e porque ele surgiu.


O Harmonizarte resulta da trajetória que tenho percorrido.


Estão envolvidos neste modelo e protocolo terapêutico muitas influências das vivências pessoais que tive ao longo dos anos no percurso pela busca de uma forma efetiva e original de contribuir para o despertar da consciência e para o desenvolvimento das pessoas.

Buscava um caminho suave de desenvolvimento da consciência, que fosse ao mesmo tempo eficaz. Buscava uma forma de facilitar a integração pessoal, de uma forma segura e gentil, que não fosse o do caminho dolorido que nos força crescer como pessoas, mas que abrisse a possibilidade para a superação, e que, ao mesmo, motivasse e ativasse o lado saudável da nossa psique e da nossa natureza humana.


Grandemente influenciada pelo movimento do potencial humano, encontrei muitas respostas e muita inspiração para começar a construir aquilo que se tornou o Harmonizarte. Nas fontes das quais bebi conhecimento, jorram as águas límpidas do conhecimento encontrado na psicologia humanista, nas psicoterapias energéticas, na psicologia transpessoal, na psicologia integral e em toda a teoria integral de Ken Wilber.


Central na minha vida, a prática da meditação como caminho espiritual, dentro da tradição de sabedoria do Yoga, sempre foi minha estrela polar.  Navego pelos mares da vida guiada e inspirada por ela há quase quatro décadas.

Sempre movida pela busca de "verdades universais", abri em minha vida a oportunidade para aprofundar o estudo da tradição do Sanatana Dharma - a "Religião Eterna"- vivamente expressa nas tradições do Yoga, do Samkhya e do Vedanta, bases amplas e sólidas para a compreensão das filosofias de vida da Índia.


Como resultado deste empenho, realizei uma síntese importante para meu trabalho: unir a compreensão tradicional do desenvolvimento último do potencial humano - a iluminação espiritual - à compreensão que norteia as abordagens contemporâneas mais avançadas da psicologia - as abordagens transpessoal e integral, e, o mais importante, apontar novos caminhos de desenvolvimento para a pessoa que busca descobrir seu potencial pleno.

Sou psicóloga e psicoterapeuta, e sou também formada em Letras. Sempre me interessei pela natureza humana e por sua expressão -  subjetiva, social e cultural -  na literatura, na linguagem e nas artes em geral.

Escolhi fazer mestrado em Ciências da Religião, uma área multidisciplinar, considerando que poderia relacionar os conhecimentos da psicologia e do campo simbólico ao fenômeno religioso e natural do Sagrado, como potencial inato ao ser humano. De fato, foi um campo fértil para avançar naquilo que tinha sido já minha vivência e experiência como pessoa e como profissional. O resultado dos meus estudos nesta área abriram novos horizontes de compreensão e inspiraram em mim uma nova forma de ver as coisas e de atuar no mundo.

Ao lado dos estudos acadêmicos, fiz várias formações com representantes de renome nas áreas das psicologia e da psicoterapia, das terapias energéticas, do Yoga, etc. Todas imprimiram sua marca no meu trabalho.

Minha atuação profissional sempre esteve voltada para atividades que incentivam o desenvolvimento integral do ser humano e que promovem uma educação para a vida.

Desenvolvi vários programas para o crescimento pessoal e para a busca da harmonia interior. Criei materiais lúdicos - jogos e dinâmicas - e técnicas terapêuticas com foco na integração pessoal, no despertar e na ampliação da consciência. Através de cursos, grupos e coaching, meu trabalho abrange temas como o cultivo do equilíbrio emocional e mental, a prevenção e o alívio do estresse e da ansiedade, a preservação do bem-estar e a melhoria da qualidade de vida, inclusive na maturidade, o apoio nas mudanças pessoais, o desenvolvimento da atenção, etc.


Sou autora de livros e de artigos sobre o desenvolvimento da consciência e sobre meditação, que vejo como um caminho para o autoconhecimento e para o despertar pleno do potencial do ser humano. Entre outros trabalhos, sou autora dos livros Pérolas do Eterno - A Arte Interior da Meditação Emergente (Ed. Pensamento) e Iluminação Espiritual - A Emergência do Sagrado na Tradição Iogue e na Psicologia Transpessoal (Ed. Vozes), que representam muito da minha práxis. Criei o modelo e o método Harmonizarte, cujos instrumentos são exercícios e práticas de meditação que atuam no sentido da autotransformação e da harmonização pessoal, em todos os níveis do ser - corpo, mente, espírito. Desenvolvi também o Protocolo da Meditação Terapêutica através da Integração Multidimensional, e a teoria da Kosmossíntese, que reúne os conceitos e os fundamentos da minha metodologia de trabalho. 

Hoje dedico-me de corpo e alma às atividades virtuais e presenciais do Harmonizarte - Meditação e Práticas de Equilíbrio e Bem-Estar, como método e modelo, através de atendimento personalizado, consultoria, grupos, cursos e elaboração de materiais terapêuticos, pois considero fundamental o cultivo da paz interior, do equilíbrio e da harmonia em todos os níveis do ser - corpo, mente e alma - para uma vida plena e mais feliz.

Acredito que, assim como os sonhos são a "via régia"para o inconsciente, a meditação também o é, como bem salientou meu mentor Pierre Weil em seu prefácio ao meu livro "Pérolas do Eterno"! Além de ser, evidentemente, a própria "via régia" para a consciência cósmica, estágio último da experiência humana!

Trago a você, através do Harmonizarte, o conhecimento resultante de uma longa jornada de estudo e de prática.

Espero que você possa compreender as bases sólidas que levaram à criação do Harmonizarte - modelo, método e atividades.

Você pode confiar em nosso trabalho realizado no Harmonizarte!



Nosso convite especial para você:

Mantenha-se informado sobre cada nova PRÁTICA DE BEM-ESTAR DA SEMANA.

Siga-nos nas redes sociais (estamos no Instagram e no Facebook) e inscreva-se no Podcast HARMONIZARTE Meditação & Bem-Estar (disponível no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e mais).

16 visualizações