top of page
  • Foto do escritorLilian Costa Pinto

Dicas para Harmonizar o Ambiente

Criar harmonia em nosso ambiente físico é importante, pois é este o cenário onde outros aspectos de nossa vida se desenvolvem. Ao colocar a harmonia no ambiente como base, abrimos caminho para que possamos deixar harmonia fluir a outros setores da nossa vida.


Seguem algumas sugestões de atividades e atitudes para você buscar cultivar em casa:

Cuidar da casa

Algumas pessoas se depararam com a nova situação em que precisaram assumir integralmente as tarefas diárias. Isto foi um verdadeiro desafio a um costume comum no nosso país de ter auxiliares que nos ajudam nas tarefas domésticas. Mas, pense: isto já é comum e absolutamente corriqueiro em vários países, onde ninguém se incomoda em cumprir suas obrigações diárias. Você pode descobrir como estas tarefas podem ser gratificantes, encarando-as com tranquilidade, e adotá-las como suas de forma permanente, ou temporária. Para facilitar o processo da organização dos cuidados com a casa, tente dividir os afazeres no decorrer da semana, e, se possível, reserve sempre algumas coisas para fazer com a ajuda de pessoas que estão em casa com você. A dica preciosa aqui é: realize tudo com calma, com foco, como se fosse uma meditação. Estando atento e presente no momento, tudo vai se tornar mais fácil e mais prazeroso.


Organizar o espaço

Aproveite, quando estiver por mais tempo em casa, ou abra conscientemente um tempo na sua agenda, para organizar gavetas, armários, reciclar, doar coisas que não vai mais precisar, etc. Isto tem um reflexo positivo inclusive em sua própria psique, que se reorganiza, ao mesmo tempo em que o espaço externo reorganizado.


Criar seu cantinho de meditação

Já imaginou ter um espaço em sua casa dedicado a recarregar sua mente, corpo e alma? Criar aquele cantinho especial, que imediatamente lhe remeta à paz, à tranquilidade e a uma sensação única de bem-estar emocional em meio ao estresse diário da vida não precisa ser complicado, nem necessita de muito espaço. Independentemente de suas razões para praticar meditação, uma maneira infalível de levar sua prática para o próximo nível é criar uma rotina, completa, com um lugar especial no qual você possa voltar várias vezes. Inspire-se no nosso post com 10 passos para criar seu cantinho de meditação #EmCasa, e lembre-se que o mais importante é seguir seu coração, apenas inserindo objetos que você ama, elementos que criam um sentimento pessoal de felicidade e paz interior.


Estas e outras sugestões fazem parte do Programa #JornadaHarmonizarte de 21 dias de meditação e práticas conscientes bem-estar, para mais informações, leia mais aqui.



Nosso convite especial para você:

Mantenha-se informado sobre cada nova PRÁTICA DE BEM-ESTAR DA SEMANA.

Siga-nos nas redes sociais (estamos no Instagram e no Facebook) e inscreva-se no Podcast HARMONIZARTE Meditação & Bem-Estar (disponível no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e mais).

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page