• Lilian Costa Pinto

Dicas para Harmonizar o Ser

Atualizado: Set 17

Este é um setor primordial para o bem-estar. Aqui ofereço sugestões atemporais para você adotar como estilo de vida. Para cultivar a harmonia do Ser, é necessário “Cuidar do Ser”. E este cuidado envolve o autocuidado, em seus aspectos físicos, mentais e espirituais.


Seguem algumas sugestões de atividades e atitudes a considerar:

Exercício físico

Embarque nos treinos diários. Não precisam ser presenciais. Há muitos aplicativos, "lives" no Instagram/Facebook, aulas no YouTube que ajudarão você a estabelecer uma rotina de exercícios físicos.


Alimentação saudável

Para seguir uma alimentação que lhe faça bem, procure incluir proteínas (de origem animal ou vegetal), reduzir carboidratos (especialmente os simples), as gorduras, e preencher seu prato com grãos integrais, vegetais frescos e frutas. Limite também o consumo de produtos industrializados. Não é difícil seguir uma dieta saudável. Podemos encontrar inclusive boa orientação de nutricionistas muito competentes nas redes sociais. Mas use o bom senso: consulte sempre um profissional para atender suas necessidades pessoais.


Praticar a gratidão

Para despertar a gratidão em seu coração, todas as noites antes de dormir, faça uma lista, se possível por escrito, de três coisas que aconteceram para você durante o dia, pelas quais você é grato. Não é preciso buscar coisas grandiosas, pelo contrário, procure por coisas bem simples. Você não imagina o quanto isto vai lhe trazer bem-estar e alegria. Pesquisas indicam, inclusive, que este simples exercício aumenta significativamente a imunidade. Vá anotando num caderno/diário que você poderá deixar ao lado da cama. Ao final de um período, releia suas listas. Você irá se surpreender.


Escrever um diário

O hábito de escrever sobre o que acontece no dia a dia é muito terapêutico. Ao escrever, você canaliza a energia de suas emoções, sentimentos e pensamentos, deixando fluir para o texto aquilo que pede para ser expressado. Experimente! Mas se sentir necessidade maior de apoio psicológico, não hesite em buscar. Muitos profissionais estão oferecendo consultas online, e, em muitos casos, gratuitas.


Praticar afirmações de positividade

Pratique a positividade através de afirmações para tornar sua mente receptiva à alegria e à renovação. Em perfil do Harmonizarte no Instagram @meditacaoebemestar, você encontra várias afirmações de positividade. As afirmações imprimem positividade ao pensamento. O pensamento positivo e determinado ativa a sensação de bem-estar dentro de você.


Respirar

Pratique a respiração consciente, abra seus pulmões, libere a energia estagnada, absorva energia vital. Tome consciência da respiração em todos os momentos. Pratique a respiração completa, enchendo os pulmões e tendo a sensação de encher o abdome também, e expire completamente. A respiração vai ajudar você a se centrar, e trazer mais tranquilidade ao seu dia.


Relaxamento

Pratique técnicas de relaxamento. Respire e relaxe. Contraia o corpo todo na inspiração, e depois, expire, relaxando. Seu corpo e sua mente vão lhe agradecer.


Praticar a Atenção plena

Pratique a atenção plena (mindfulness), simplesmente tornando-se presente no momento. Traga sua consciência para o corpo, para as sensações. Dê-se conta de seu estado interior, e volte para dentro de si para estar no presente, atento, acordado.


Meditar

Aprenda a meditar estabelecendo o hábito de fazer uma prática diária. Você poderá meditar em qualquer horário: ao acordar, ou antes do almoço, no final da tarde ou antes de dormir. O importante é meditar, mesmo que seja por apenas cinco minutos. É importante tranquilizar a mente - as emoções, os pensamentos - e apaziguar o corpo diariamente, e quantas vezes lhe for possível fazer. Se você já tem o hábito de meditar, aproveite para intensificar sua prática, aprofundando-se mais interiormente.


Exercitar a Compaixão

Em especial, busque praticar a meditação para o bem comum, dirigindo os benefícios da prática para outras pessoas. Irradie a intenção de Saúde e Paz, expandindo-a para sua comunidade, sua cidade, seu estado, seu país, continente, e para todo o globo terrestre. Esta é uma forma de exercitar a compaixão por todas as pessoas que necessitam de conforto de todo tipo - físico, emocional, mental ou espiritual. É muito gratificante poder dar a própria contribuição neste momento delicado por que todos os seres humanos estão passando.


Lembre-se também, de, ao final de cada meditação que você fizer, tomar um tempo para praticar a irradiação da vibração pela saúde e cura física, mental ou espiritual. Você a pode dirigir para si mesmo, numa atitude de autocompaixão, e para sua família, para os amigos e conhecidos seus, como parte do exercício da compaixão. É impressionante o poder de transformação que esta prática possui.


Orar

Reservar um tempinho para orar é muito benéfico para o ser como um todo. Expresse seu amor pelo Sagrado dentro da sua fé. Participe de atividade religiosa online, se não puder estar fisicamente presente em alguma.


Estas e outras sugestões fazem parte do Programa #JornadaHarmonizarte de 21 dias de meditação e práticas conscientes bem-estar, para mais informações, leia mais aqui.



Nosso convite especial para você:

Mantenha-se informado sobre cada nova PRÁTICA DE BEM-ESTAR DA SEMANA.

Siga-nos nas redes sociais (estamos no Instagram e no Facebook) e inscreva-se no Podcast HARMONIZARTE Meditação & Bem-Estar (disponível no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e mais).